Domingo, 23 de julho – Compromisso dos pais

Andai como filhos da luz. Efésios 5:8

É confiada aos pais a sagrada tarefa de proteger a constituição física e moral de seus filhos, de modo que o sistema nervoso seja bem equilibrado e a alma não corra perigo. Os pais e as mães devem compreender as leis da vida para que não permitam, por ignorância, que más tendências se desenvolvam nos filhos. A alimentação afeta tanto a saúde física como a moral. Portanto, com muito cuidado, as mães devem procurar suprir a mesa com os alimentos mais simples e saudáveis a fim de que não sejam debilitados os órgãos digestivos, desequilibrados os nervos ou neutralizada a instrução que dão aos filhos.

Satanás percebe que não pode exercer tão grande poder sobre a mente quando o apetite é mantido sob controle, do que quando é acalentado. Então ele procura constantemente levar as pessoas à condescendência. Sob a influência de alimentos insalubres, a consciência é entorpecida, o espírito é obscurecido e a suscetibilidade às impressões é prejudicada. Entretanto, a culpa do transgressor não é atenuada por ter sido violada a consciência até que esta se torna insensível.

Visto que o bom estado mental depende da condição normal das forças vitais, quanto cuidado deve ser exercido para não usar estimulantes ou narcóticos! Vemos, porém, um grande número dos que professam ser cristãos usando fumo. Eles deploram os males da intemperança. Enquanto falam contra o uso de bebidas alcoólicas, esses mesmos indivíduos expelem o sumo do tabaco. Deve haver uma mudança de opinião com referência ao uso do fumo antes de ser atingida a raiz do mal. Insistimos ainda mais nessa questão. O chá e o café promovem o apetite por estimulantes mais fortes. Ao nos aproximarmos do momento de preparar o alimento em casa, devemos nos perguntar: Praticamos a temperança em todas as coisas? Colocamos em prática as reformas essenciais à saúde e à felicidade?

Todo verdadeiro cristão exercerá controle não apenas sobre o apetite, mas também sobre suas paixões. A menos que esteja livre da servidão do apetite, não poderá ser verdadeiro e obediente servo de Cristo. A condescendência com o apetite e com a paixão enfraquece o efeito da verdade sobre o coração. É impossível que o espírito e o poder da verdade santifiquem o corpo, a mente e o espírito do ser humano enquanto ele é dominado por desejos sensuais (Fundamentos da Educação Cristã, p. 143, 144).

IJB - Atrair, Acolher, Envolver e Comprometer
Categories: Meditações DiáriasTags: , , , ,

Deixe uma resposta